Olá, Teresa; as 3 fotos são da mesma casa da Portelinha. A primeira delas, a mais antiga, foi tirada antes de remodelação em 1967. Já era muito antes desta data o centro comercial que ainda hoje conhecemos. Um abraço.
Olá muito boa noite Caro amigo joão chamo-me Constantino Portelinha menino e estou a fazer uma pesquisa muito grande sobre a familia Portelinha, gostava por isso muito de saber pormenores sobre as fotografias que expos em cima e que relação t~em com o nome Portelinha. Obrigado
Bom dia. A Portelinha é um lugar da povoação de S. Martinho da Cortiça (40° 16.351', -8° 8.839'). Talvez deva o nome a ser lugar de entroncamento da Estrada da Beira com o ramal que levava a Sail. Não existe nota de que alguém em S. Martinho da Cortiça tenha tomado este topónimo como nome de família. O lugar foi fundado em cerca de 1860 por Francisco Rosa, meu tetravô. Este Francisco Rosa nasceu em S. Martinho da Cortiça, mas ao casar terá construido a primeira casa na Portelinha, à beira do antigo ramal para Sail. Cultivava uma larga propriedade neste local. Mais tarde, o seu filho, António Rosa, meu trisavô já nascido na Portelinha, construiu a segunda casa da Portelinha, que é precisamente a que se vê na 1ª foto, para aí fundar uma casa comercial - mercearia, taberna e muda de cavalos dos carreiros que transportavam entre a serra e os campos do Mondego. Mais recentemente, o meu avô, Adelino Nogueira mandou reformar a antiga casa e a transformou na que se vê na 2ª e 3ª foto, tornando-se esta casa no principal ponto comercial da freguesia de S. Martinho da Cortiça: mercearia, café, taberna. Entretanto o lugar foi crescendo e habitaram na Portelinha mais 3 famílias - os Nogueira, descendentes dos Rosas, os Portugais, os Marques - e recentemete outros. Espero ter esclarecido.
ola Joao estas fotos sao mt interessantes, so gostava de saber se a primeira e a mesma k as outras?brigado.TERESA SANTOS
ResponderEliminarOlá, Teresa; as 3 fotos são da mesma casa da Portelinha. A primeira delas, a mais antiga, foi tirada antes de remodelação em 1967. Já era muito antes desta data o centro comercial que ainda hoje conhecemos.
ResponderEliminarUm abraço.
Gostei de ver estas fotos que me são muito familiares,pois vivi o momento de todas.
ResponderEliminarAbraços
Zé Marques
Olá muito boa noite
ResponderEliminarCaro amigo joão chamo-me Constantino Portelinha menino e estou a fazer uma pesquisa muito grande sobre a familia Portelinha, gostava por isso muito de saber pormenores sobre as fotografias que expos em cima e que relação t~em com o nome Portelinha.
Obrigado
Bom dia.
ResponderEliminarA Portelinha é um lugar da povoação de S. Martinho da Cortiça (40° 16.351', -8° 8.839'). Talvez deva o nome a ser lugar de entroncamento da Estrada da Beira com o ramal que levava a Sail. Não existe nota de que alguém em S. Martinho da Cortiça tenha tomado este topónimo como nome de família.
O lugar foi fundado em cerca de 1860 por Francisco Rosa, meu tetravô. Este Francisco Rosa nasceu em S. Martinho da Cortiça, mas ao casar terá construido a primeira casa na Portelinha, à beira do antigo ramal para Sail. Cultivava uma larga propriedade neste local.
Mais tarde, o seu filho, António Rosa, meu trisavô já nascido na Portelinha, construiu a segunda casa da Portelinha, que é precisamente a que se vê na 1ª foto, para aí fundar uma casa comercial - mercearia, taberna e muda de cavalos dos carreiros que transportavam entre a serra e os campos do Mondego.
Mais recentemente, o meu avô, Adelino Nogueira mandou reformar a antiga casa e a transformou na que se vê na 2ª e 3ª foto, tornando-se esta casa no principal ponto comercial da freguesia de S. Martinho da Cortiça: mercearia, café, taberna.
Entretanto o lugar foi crescendo e habitaram na Portelinha mais 3 famílias - os Nogueira, descendentes dos Rosas, os Portugais, os Marques - e recentemete outros.
Espero ter esclarecido.